100 dias: veja o que o governo Bolsonaro fez pelo agro até agora

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira, dia 11, de uma cerimônia no Palácio do Planalto para comemorar os cem dias de governo, completados no dia anterior. Durante o evento, o governo apresentou a relação de metas cumpridas – ainda que parcialmente – desde janeiro. Das 35 metas atingidas, 9 afetam de alguma forma o setor agropecuário.

A principal delas é a única estabelecida pelo Ministério da Agricultura, que era a de fortalecer a agricultura familiar. Para isso, foi assinada portaria que amplia para dois anos o prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf).

A medida provisória que estabeleceu regras de fiscalização para combater fraudes no INSS e mudou diretrizes na forma de aposentadoria dos agricultores (sem necessidade de sindicato ou entidade para ratificar as declarações de tempo de atividade) também mexeu na rotina do agro.

Houve também medidas na área internacional com reflexos no campo: a promoção de abertura comercial, com acordos com Estados Unidos, União Europeia e Coreia do Sul em negociação, e a proposta de redução tarifária no Mercosul.

O decreto que facilitou a posse de armas atende, em parte, a uma demanda de parcela considerável dos moradores das zonas rurais, que reivindicava a medida.

Leilões de portos e ferrovias, como a Norte-Sul, têm impacto direto sobre a infraestrutura e a logística do agronegócio.

O Centro de Teste de Dessalinização, cuja construção em Campina Grande (PB) foi anunciada no início de abril por Bolsonaro, também afeta o setor, já que pode colaborar para as políticas públicas para o agro no Nordeste, bem como o Plano Nacional de Segurança Hídrica, em construção pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

No Ministério do Meio Ambiente, a mudança no procedimento de aplicação de multas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está em estudo, no Sistema de Recuperação Ambiental, e gera reflexos para o campo.

Confira no vídeo abaixo quais foram as metas cumpridas por Bolsonaro relacionadas ao agronegócio:

Você pode gostar...